Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Inglês Britânico ou americano: qual dos dois estudar?

Você já assistiu a um filme ou seriado americano, britânico ou que tenham personagens de ambas nacionalidades? Se a resposta for sim, é provável que você tenha percebido a diferença entre os sotaques que são bem diferentes.

Dizem que o inglês britânico é mais puro, pausado, claro e mais fácil de compreender. Em contrapartida, outros prefrem o inglês americano, devido ao contato frequente com filmes e músicas dessa nacionalidade.

É difícil chegar a uma conclusão definitiva sobre as diferenças porque a questão é mais complexa do que parece. A própria classificação "americano" e "britânico" é imprecisa, porque dentro de cada idioma podem ser identificados dialetos com diferenças quase tão acentuadas quanto as observadas entre ambos.

Em geral, a preferência por um idioma ou outro geralmente inicia no contato de estudante e professor com a sua tendência linguística. Fatores como empatia, segurança e até mesmo um bom timbre de voz, influenciam na compreensão e por isso é comum quando as pessoas estranham a pronúncia de uma pessoa diferente.

Com tudo isso, o fato é que americanos, ingleses, canadenses, australianos e outros nativos da língua inglesa se entendem perfeitamente. Já os não nativos podem ficar um pouco perplexos em algumas situações. Por isso o ideal é que tenhamos contato com vários sotaques, afinal o inglês é a língua comercialmente usada no mundo todo e você pode conversar em inglês com pessoas de qualquer nacionalidade.

Para garantir essa variedade de sotaques e estilos, você pode treinar com professores diferentes, com estrangeiros, filmes e seriados, através de sites de conversação e inclusive em sala de aula com seus colegas.